sexta-feira, maio 08, 2009

ESPÍRITO SANTO, O EDIFICADOR DA IGREJA

ESPÍRITO SANTO, O EDIFICADOR DA IGREJA
Efésios 4:1-16



Ao estudar os dons espirituais precisamos conhecer aquele que os concede: O Espírito Santo. Este assunto tem sido objeto de muitas controvérsias ao longo dos anos, mas a Bíblia é clara ao falar do Espírito Santo como o Edificador da Igreja.


Para cumprir a sua missão de estabelecer o Reino de Deus, a igreja precisa deixar que o Espírito Santo tenha liberdade para exercer as suas funções no meio da congregação. Que funções são estas? O que a Bíblia fala sobre o ministério do Espírito Santo? São estas as perguntas que desejamos responder nesta lição.


1. O ESPÍRITO SANTO CAPACITA A IGREJA PARA DESENVOLVER O SEU MINISTÉRIO. “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.” Efésios 4.11


A igreja é um empreendimento espiritual, as suas tarefas foram estabelecidas pelo Senhor e ele cuida para que cada coisa aconteça da maneira que foi planejada. Apesar de Ter nascido no coração do Deus perfeito, a missão da igreja se desenvolve num ambiente de pessoas imperfeitas que tentam acertar, mas freqüentemente se atrapalham na execução do seu trabalho. É por esta razão que o Espírito Santo entra em cena capacitando os cristãos para desenvolverem o ministério que eles receberam do Pai..


“Mas o consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 14.26. Como lembrar dos ensinamentos de Cristo? Como discernir entre o que é verdade ou mentira no meio da salada de doutrinas que está à disposição das pessoas? O Espírito Santo ensina a verdade de Cristo e nos oferece a garantia de que aquele que nele confia não será enganado. “Mas quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” João 16.13. Com esta confiança o cristão pode continuar investindo a sua vida no Reino porque o entendimento correto da Bíblia lhe traz forças e o capacita para responder com tranqüilidade a qualquer questionamento que alguém faça sobre a sua fé.


Deus reparte os seus dons pela igreja de acordo com a sua vontade para que ela tenha sempre a provisão adequada de pessoas para as suas necessidades. “Também Deus testificou com eles, por meio de sinais, prodígios e vários milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade.” Hebreus 2.4. Ao conceder os dons Deus permite que o homem participe ativamente na concretização de seu plano que é fazer com que cada pessoa neste mundo conheça o seu amor e tenha uma oportunidade de desenvolver um relacionamento com ele. “Pois pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com moderação, conforme a medida de fé que Deus repartiu a cada um. Assim como em um só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função (...) temos diferentes dons, segundo a graça que nos foi dada...” Romanos 12.3,4,6. Na multidão de pessoas que compõem a igreja Deus contempla a cada um individualmente e distribui dons em medidas diferentes para que haja espaço para todos executarem tarefas importantes no corpo de Cristo.


O Espírito Santo capacita a liderança para treinar outras pessoas para descobrirem e desenvolverem seus dons. Desta forma nunca faltará quem ocupe funções dentro da igreja, porque os que chegam são preparados pelos mais experientes e quando aqueles estão aptos, farão o mesmo com os outros. Este processo se chama: Reprodução Espiritual. É isto o que garante a perpetuação da igreja. Mas para o crente alcançar este estágio é necessário que ele conheça uma outra função do Espírito Santo:


2. O ESPÍRITO SANTO APERFEIÇOA OS SANTOS PARA O DESEMPENHO DO MINISTÉRIO.“Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do ministério, para a edificação do corpo de Cristo.” Efésios 4.12


“Per é um prefixo latino que significa completamente. Ele amplia o sentido de uma palavra. Quando uma coisa dura mais do que seria de se esperar ela perdura. As palavras formadas com per mostram algo que vai além das expectativas: permanente, perpétuo, perseverança. Já facere é fazer em latim. Portanto, um trabalho perfeito não é aquele que foi apenas feito: é o que foi feito completamente, sem nenhuma falha” 1 O prefixo latino “a” traz a idéia de movimento em direção a algo e o sufixo “mento” remete à ação ou ao resultado desta ação. O aperfeiçoamento que o Espírito Santo realiza no crente é um movimento constante em direção ao homem completo e sem falhas que é o resultado que alcançaremos quando estivermos na presença de Deus. “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3.14


Enquanto não alcançamos o prêmio da perfeição em Cristo, o relacionamento com ele desenvolve a nossa maturidade “para que não sejamos mais meninos, inconstantes, levados ao redor por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia induzem ao erro.” Filipenses 4:14. Quando somos crianças acreditamos em muitas histórias que com o passar do tempo concluímos que não são verdadeiras. A partir do momento em que descobrimos a verdade ajustamos a vida a este novo fato e seguimos em frente. Uma pessoa demonstra maturidade quando pode fazer a distinção entre o que é certo e errado e é capaz de escolher o certo. “examinai tudo e retende o bem.” I Tessalonicenses 5.21.


A maturidade fortalece a convicção de fé. Um forte senso de convicção de que Cristo é o nosso Senhor e salvador produz o desejo de assumir compromissos cada vez maiores com ele. Quando estamos convictos, é difícil que alguém nos faça mudar de idéia, Nem mesmo as maiores dificuldades trazem o desejo de desistir. A convicção traz à vida o sentido de propósito necessário para buscarmos um caráter semelhante ao de Jesus nos dedicando a oração, a leitura da Bíblia e ao testemunho. “Desse modo todos nós chegaremos a ser um na nossa fé e no nosso conhecimento do filho de Deus. E assim seremos pessoas maduras e alcançaremos a altura espiritual de Cristo” Efésios 4.13 NTLH.


A Obra do Espírito Santo que desenvolve a maturidade e fortalece a convicção de fé, leva a igreja a exaltar a Cristo. “E oramos para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.” Colossenses 1:10. Quando o crente se preocupa em conhecer a Deus o seu discernimento aprofunda-se tornando-o capaz de compreender em detalhes a vontade de Pai. O resultado será uma vida que não se afasta dos caminhos do Senhor e produz frutos que glorificam o seu nome. Quando Cristo é exaltado, mais pessoas se dispõe a servi-lo confessando-o como Senhor e reconhecendo que Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome.” Filipenses 2:9-11. Isto faz a igreja crescer, e no terceiro ponto veremos como o Espírito Santo ajuda na administração deste crescimento.


3. O ESPÍRITO SANTO EDIFICA A IGREJA PROMOVENDO O SEU CRESCIMENTO EM QUALIDADE E QUANTIDADE.“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo, do qual todo o corpo bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.” Filipenses 4.15-16


Todo o líder deseja que a sua igreja cresça, mas este crescimento não deve acontecer a qualquer preço. Aumento numérico sem qualidade não é crescimento, é inchaço. Quando um membro do corpo está inchado ele perde produtividade, causa má aparência e incomoda bastante.


Para crescer com qualidade a igreja precisa compreender que o propósito de Deus para a sua existência é que ela alcance novas pessoas. O Espírito Santo leva a igreja a compreender com clareza este desejo do Senhor. “Mas recebereis o poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” Atos 1.8. Na grande comissão de Mateus 28.19-20 Jesus ordena que a igreja saia do conforto de seus templos e vá a todos os povos fazer discípulos, desenvolvendo relacionamentos com outras pessoas, assim como Ele deseja se relacionar conosco.


A maturidade que tanto desejamos alcançar é exercitada quando compartilhamos com outros aquilo que Deus fez por nós. O crescimento de que Paulo fala em Filipenses 4.15 acontece porque quando os crentes estão comprometidos em fazer aquilo que Jesus mandou, não têm tempo para envolver-se em fofocas e outros pecados. Eles canalizam toda a sua energia para fazer com que mais pessoas conheçam o amor de Deus de uma forma prática. Isto traz uma alegria enorme e um sentimento de realização espiritual que amadurece o nosso relacionamento com o Pai. A maturidade de cada membro proporciona à igreja um crescimento bem ajustado.


Como resultado disso, a igreja torna-se relevante na comunidade onde está inserida. Em Atos 2:46-47 vemos o efeito maravilhoso que se produz quando os crentes dão um bom testemunho: “Todos os dias, unidos, se reuniam no pátio do Templo. E nas suas casas partiam o pão e participavam das refeições com alegria e humildade. Louvavam a Deus por tudo e eram estimados por todos. E cada dia o Senhor acrescentava ao grupo as pessoas que iam sendo salvas.” NTLH.


Por mais que as pessoas demonstrem indiferença ao evangelho, elas estão muito atentas ao modo como a igreja vive a mensagem que prega. Quando os cristãos guardam a palavra no seu coração vivendo de uma maneira coerente com os ensinos bíblicos, o amor de Deus se aperfeiçoa neles. Esta obra do Espírito na vida da igreja é tão profunda que se torna conhecida por todos, porque os seus resultados vão muito além do que as palavras podem expressar. Estes resultados são vidas transformadas e cristãos com o coração cheio de amor pelo seu próximo que sofre sem Jesus. Ao notar isto a comunidade perceberá que no convívio com os membros daquela igreja ela poderá conhecer a Deus. Então naturalmente o Espírito Santo acrescentará cada dia novas pessoas à congregação e distribuirá os seus dons a cada uma delas para que o corpo de Cristo cresça em quantidade e com qualidade edificando-se em amor para a glória de Deus.

CONCLUSÃO:


A obra que foi colocada sob nossa responsabilidade é muito grande e não podemos dar conta dela sozinhos. Cristo sabia disto e por isso ele prometeu que não nos deixaria sós: “não vos deixarei órfãos, virei para vós.” João 14.18.


A atuação do Espírito Santo capacitando, aperfeiçoando e edificando a igreja garante a qualidade dos resultados que apresentaremos a Deus. Mesmo sendo imperfeitos podemos continuar servindo ao Senhor, e é esta condição de fraqueza que nos permite contemplar a grandeza do seu poder e reconhecer que sem ele não podemos fazer nada. João 15.5.


Desconectada do Espírito Santo a igreja morre. Mas ao dar liberdade para que Ele exerça o seu ministério na vida de seus membros, ela lhe entrega as sua fraquezas e recebe o poder para realizar grandes coisas e edificar uma igreja que seja fiel a Cristo, nosso Senhor e salvador.


NOTA:
1) Revista Você S.A. – Maio 2001 – Pág. 126

Nenhum comentário: